vc gosta de animal

terça-feira, 21 de junho de 2011

gatos/Curiosidades Felinas

· Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.
· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.
· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.
· Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
·Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.
· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..

· O campo de visão de um gato é de 185 graus.
. Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.
. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
· Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.
· O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.
· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.
· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.
· Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
· Os gatos andam na ponta dos dedos.
. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.
· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h

· Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
· O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.
· Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.
. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.
· O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
· O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.
· Existem cerca de 100 raças de gatos.
· Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".
· O gato treme quando sente muita dor.
· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.
· Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
· Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
· Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.
· Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
. O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.
· A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.
· Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.
·Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.



AnteriorInícioPróxima

segunda-feira, 20 de junho de 2011

de filhotes para cães mais novos:nova vida para cães idosos


Filhotes podem ser uma graça, mas eles crescem rápido. Entre um e dois anos, eles já estão virando adultos. Logo terá um cão idoso para cuidar.
Seu relacionamento com o cão é muito especial. Ao envelhecer, o cão precisa de você mais do que nunca. Aqui vai o nosso guia de como manter seu amigo de quatro patas saudável e feliz durante os anos.
Como pessoas idosas, cães ficam mais lentos com o passar do tempo. Frequentemente fazem menos exercí­cio e começam a engordar. Você pode descobrir que o coração ou rim de seu cão não está funcionando tão bem quanto antes ou que desenvolveu anomalias na pele ou internamente. Visão e audição também podem piorar.
As boas novas são que seu veterinário pode ajudar a lidar com estas condições antes do problema ficar sério demais. Lembre-se de que um cão mais velho precisa de check-ups regulares.
O temperamento geral de seu cão irá mudar com a velhice. Por exemplo, alguns cães ficam mais amistosos quando envelhecem, passando mais tempo com seus donos, enquanto outros ficam mais rabugentos. Se o comportamento de seu cão muda, é uma boa idéia levá-lo ao veterinário para análise pois pode ser sinal de doença ou dor.
Ao envelhecer, seu cão irá mudar de hábitos alimentares. Cães mais idosos digerem sua comida pior e podem até necessitar de mais comida para absorver os nutrientes necessários. Seu senso de olfato e paladar também muda, então a comida pode ficar menos interessante. Eles também podem querer beber mais, então garanta que seu cão tenha bastante água limpa e fresca.
Se o seu cão começar a ganhar ou perder peso pode ser sinal de que está com problemas de saúde, necessitando de tratamento veterinário. Você também pode falar com o veterinário sobre uma dieta especial para manter a saúde de seu cão.
Lembre-se de que cães envelhecem em velocidades diferentes. Se tem um cão grande, ele pode viver até dez anos, mas se tem uma raça pequena, pode viver até vinte anos ou mais.
Você pode ficar na dúvida se vale à pena tratar de um cão idoso. Felizmente a maior parte dos veterinários concorda que idade não importa e que é importante manter seu cão saudável para que possa aproveitar de uma vida longa e saudável.

filhote:a vida é uma grande brincadeira

Ele adora brincar. Qualquer hora e lugar são perfeitos para pular, correr e cavar.
Para o seu filhote tudo é motivo para brincadeira. Brincar com ele é uma ótima maneira de torná-lo sociável e ensiná-lo sobre comportamento, além de ajudar a criar um bom relacionamento entre vocês.
Você é quem sempre deve comandar a brincadeira e ensiná-lo com o quê pode brincar ou não. Quando ele estiver destruindo o tapete da sala ou correndo com o seu sapato pela casa, você não deve encorajá-lo e sim substituir sempre por um brinquedo.
Brinquedos sempre garantem uma diversão a mais, porém sempre se certifique que os que você dá para o seu amigo são resistentes e à prova de filhote.
Outro ponto que deve estar bem claro para ele é que você não é um brinquedo. Não deixe que ele fique mordendo a sua mão ou qualquer outro lugar, sempre substitua por algo que ele pode morder. E não se esqueça: é você quem sempre deve estar no comando!
Suas regras:
1. O que é meu é meu, o que é seu é seu. Explique para o seu filhote quais são os seus limites. E isso deve valer para comida, camas e qualquer outra coisa que ele pode pensar que é um brinquedo.
2. Encorajar ao invés de punir. O reforço positivo desenvolverá um cachorro comportado e inteligente, enquanto gritar e bater só levará a um cachorro medroso e triste.
3. Divirta-se. Seu filhote responderá melhor e aprenderá mais rápido se você estiver se divertindo.
4. Lembre-se: por mais que seu filhote cresça e se torne um adulto comportado, ele sempre será um cachorro no seu modo de ver a vida e é isso que fará com que você se apaixone por ele.
As regras do seu filhote:
1. Se eu gosto é meu.
2. Se está na minha boca é meu.
3. Se eu posso tirar de você é meu.
4. Se você está brincando com alguma coisa e a coloca no chão, automaticamente, passa a ser meu.
5. Se eu já mordi, já arrastei pela terra, já sujei inteirinho de baba e estiver cansado de brincar com ele, então é seu – até eu querer de volta.

filhote:nada de sujeira!!!

Para um cachorro saudável e bonito, não se esqueça de mantê-lo sempre limpo. O banho ajuda a manter a saúde do pêlo, além de deixá-lo menos vulnerável a doenças, quando não dado em excesso.
A partir dos 45 dias de idade, se o tempo estiver quente, seu cão já pode tomar o primeiro banho. Utilize sempre shampoo ou sabonete neutro, sem nenhum tipo de anti-pulgas ou algum outro inseticida, pois pode ser tóxico ao filhote.
Use de preferência água morna, tome um cuidado especial para não molhar os ouvidos e, principalmente, divirta-se! Faça do banho sempre um momento agradável para o seu amigo, assim ele vai sempre gostar de estar limpo e cheiroso.
Depois do banho lembre-se de secá-lo muito bem, limpar os ouvidos e não utilizar perfumes muito fortes (pense que ele está sentindo o cheiro muitas vezes mais forte do que você).
A freqüência do banho depende do tamanho do animal e de sua pelagem. Cachorros menores geralmente precisam tomar banho mais freqüentemente, enquanto cachorros maiores têm um intervalo maior. Não os banhe em excesso, pois o pêlo tem um óleo natural que ajuda a mantê-lo longe da humidade e em boa saúde.
O banho não é a única forma de mantê-lo limpo. Escová-lo todos os dias ajuda a manter o pêlo brilhante e bonito, além de tirar a sujeira superficial. Cheque também as orelhas freqüetemente e escove seus dentes pelo menos 2 vezes por semana.
A escovação dentária é fundamental para que ele não tenha problemas de tártaro e mal-hálito, por isso você deve acostumá-lo desde pequeninho. Nunca use a pasta de dente comum para isso, escovas e pasta de dente devem ser próprias para o uso animal.
Existem diversos tipos de shampoo para cada tipo de pêlo, ou ainda anti-alérgicos, anti-pulgas e para tratamentos dermatológicos, mas sempre que precisar de algum uso específico, consulte seu veterinário.
Cuidado com as Pulgas
Se o seu cachorro se coça demais, inspecione seu pêlo para pesquisar a eventual presença de fezes de pulgas (encontrados em forma de pequenas bolinhas pretas). As pulgas se movimentam rapidamente, você poderá não vê-las. Neste caso, também o seu veterinário poderá recomendar um tratamento apropriado. No entanto, não se pode esquecer de que as pulgas e seus ovos podem sobreviver fora dos pêlos do seu cachorro durante muitos meses. É importante tratar cuidadosamente da caminha, do carpete ou do piso de madeira.

filhote:seja um bom menino

Se você não acha muito interessante a ideia de ver o seu novo companheiro destruindo o jardim, mastigando seus sapatos ou fazendo xixi no meio da sala, então você precisará treiná-lo. mastigam

Se você não acha muito interessante a idéia de ver o seu novo companheiro destruindo o jardim, 

Cachorros são animais muito inteligentes e desde pequeno entendem o que é certo e errado, por isso, não será uma tarefa muito complicada e sim muito divertida, para você e para ele. Para treiná-lo é importante envolver toda a família. Se ele aprender a obedecer somente a você, isso pode ser um problema no futuro. Por outro lado, garanta que todos utilizem os mesmos comandos para não confundí-lo. E, lembre-se, enconrajá-lo sempre será melhor do que brigar com ele.
Uma das coisas que você precisará ensiná-lo logo cedo é onde fazer as suas necessidades. Filhotes têm bexiga e intestino pequenos. Isso dá a você muitas chances para elogiá-lo por fazer suas necessidades na área correta, fazendo com que aprenda rapidamente. Não puna seu cachorro se fizer no local errado. É sua responsabilidade levá-lo ao banheiro sempre que precisar ir, geralmente assim que ele acorda, após cada refeição e de hora em hora. Leve seu filhote para fora, espere para faça suas necessidades e elogie-o dando um biscoito ou brincando com ele. Enquanto estiver aprendendo, você terá de esperar com ele, então poderá elogiá-lo na hora certa.
Recompensas saborosas são a forma mais fácil de ajudar seu pequeno filhote a aprender. Mas nunca o recompense com doces, chocolates ou qualquer outra comida que não foi feita para eles. Esses alimentos não são saudáveis para eles e podem conter substâncias tóxicas, muito prejudiciais à saúde de seu amigo.
Ao invés disso, sempre dê a eles agrados como PEDIGREE® BISCROK ou Filezinhos que foram desenvolvidos especialmente para eles.
Rapidamente você poderá ensiná-lo a obedecer comandos simples e palavras curtas que tenham sons bem diferentes uma das outras será sempre mais fácil para ele aprender.
Sente. Deite. Rola. Fica. Patinha. E o mais importante: Bom menino!!
do seus sapatos ou fazendo xixi no meio da sala, então você precisará treiná-lo.
Cachorros são animais muito inteligentes e desde pequeno entendem o que é certo e errado, por isso, não será uma tarefa muito complicada e sim muito divertida, para você e para ele. Para treiná-lo é importante envolver toda a família. Se ele aprender a obedecer somente a você, isso pode ser um problema no futuro. Por outro lado, garanta que todos utilizem os mesmos comandos para não confundí-lo. E, lembre-se, enconrajá-lo sempre será melhor do que brigar com ele.
Uma das coisas que você precisará ensiná-lo logo cedo é onde fazer as suas necessidades. Filhotes têm bexiga e intestino pequenos. Isso dá a você muitas chances para elogiá-lo por fazer suas necessidades na área correta, fazendo com que aprenda rapidamente. Não puna seu cachorro se fizer no local errado. É sua responsabilidade levá-lo ao banheiro sempre que precisar ir, geralmente assim que ele acorda, após cada refeição e de hora em hora. Leve seu filhote para fora, espere para faça suas necessidades e elogie-o dando um biscoito ou brincando com ele. Enquanto estiver aprendendo, você terá de esperar com ele, então poderá elogiá-lo na hora certa.
Recompensas saborosas são a forma mais fácil de ajudar seu pequeno filhote a aprender. Mas nunca o recompense com doces, chocolates ou qualquer outra comida que não foi feita para eles. Esses alimentos não são saudáveis para eles e podem conter substâncias tóxicas, muito prejudiciais à saúde de seu amigo.
Ao invés disso, sempre dê a eles agrados como PEDIGREE® BISCROK ou Filezinhos que foram desenvolvidos especialmente para eles.
Rapidamente você poderá ensiná-lo a obedecer comandos simples e palavras curtas que tenham sons bem diferentes uma das outras será sempre mais fácil para ele aprender.
Sente. Deite. Rola. Fica. Patinha. E o mais importante: Bom menino!!

SEU CACHORRO ASSISTE TELEVISÃO?


Você já deparou com a cena em que você está assistindo TV e observou o seu cão assistindo e teve a curiosidade de saber se ele está vendo a mesma coisa que você?
Então, o que acontece é que a transmissão da TV é calibrada para a percepção do olho humano, que é de aproximadamente 60 quadros por segundo. Já os cachorros enxergam aproximadamente 80 quadros por segundo. Eles não podem ver muitos detalhes, pois as lentes dos olhos canino são mais achatadas que as dos seres humanos; os olhos dos cachorros são mais sensíveis à luz e ao movimento. Portanto, os cães assistem televisão como se estivessem vendo slides estáticos trocados rapidamente.
Enfim, se o seu cachorro assiste TV, ele está apenas distraído com imagens aleatórias!
Fonte: Revista VEJA
Observação:
Os cães também podem ter miopia, hipermetropia e astigmatismo. Um estudo científico feito numa clínica veterinária constatou que 53% dos pastores alemães e 64% dos rottweilers tinham miopia. Quem acha que óculos para cachorro é uma idéia absurda precisa saber que já estão a ser utilizadas lentes intra-oculares projetadas especialmente para os cães. Um dos usos dessas lentes é a maximização da recuperação da visão após a remoção de cataratas.

CÃES, ANJOS SEM ASAS!!!

“Existem pessoas que não gostam de cães…
Estas com certeza, nunca tiveram em sua vida Um Amigo de quatro patas, ou se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali.
Um cão é um anjo, que vem ao mundo ensinar Amor! Quem mais pode dar Amor incondicional? Amizade sem pedir nada em troca?
Afeição sem esperar retorno? Proteção sem ganhar nada? Fidelidade vinte e quatro horas por dia?
Ah! não me venham com essa de que os  pais  fazem isso, porque os Pais são humanos e quando os agredimos ficam irritados e se afastam…
Um cão não se afasta, mesmo quando você o agride; ele retorna cabisbaixo, pedindo desculpas por algo que não fez. Lambe suas mãos, a suplicar perdão.
Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas!) e se dedicam aos humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se.
As vezes, um humano veste a capa de anjo e sai pelas ruas a resgatar anjos abandonados à própria sorte e lhes cura as feridas alimenta, abriga, só para ter a sensação de haver ajudado um anjo…
DEUS quando nos fez humanos, sabia que precisaríamos de guardiões materiais que nos tirasse do corpo, as aflições dos sentidos e nos permitissem sobreviver, a cada dia com quase nada, além do olhar e da lambida de um cão!
Que bom seria, se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de Um Cão!!!”
(Autor Desconhecido)

PEDIDO DE UM CÃO!

Meu amado dono,
Minha vida deve durar entre 10 e 15 anos, já estou com alguns anos.
Qualquer separação é muito dolorosa para nós. Não fique zangado por muito tempo e não me prenda em nenhum lugar como punição.
Você tem seu trabalho, seus amigos e suas diversões.
EU SÓ TENHO VOCÊ!
Fale comigo de vez em quando.Compreendo muito bem o seu tom de voz e sinto tudo o que você está dizendo. Ficará gravado em mim para sempre, jamais esquecerei.
Antes de me bater por algum motivo, lembre-se que tenho dentes que poderiam feri-lo seriamente, mas que jamais vou usá-los em você.Jamais!
Antes de me censurar por estar preguiçoso ou teimoso, veja antes se há alguma coisa me incomodando. Talvez eu não esteja me alimentando bem. Posso estar resfriado ou, ainda, meu coração pode estar ficando mais fraco…
Cuide de mim quando eu ficar velho e cansado – Por favor NÃO ME ABANDONE!
Tudo é mais fácil para mim com você ao meu lado.
Me ame, pois independente de qualquer razão, eu lhe amarei para sempre!!!

ALIMENTAÇÃO INADEQUADA AO CÃO: “DANOS A SAUDE”!

Se você é o tipo de dono que quer sempre agradar seu cão com um bom petisco, fique atento!
“Não se deve humanizar os cães, achando que eles podem ingerir as mesmas coisas que comemos”, diz o veterinário endoscopista Franz Yoshitoshi. Além da “humanização”, que agrava a condição gástrica dos animais domésticos, outros fatores podem causar problemas, como a ingestão de medicamentos antiinflamatórios e reações alérgicas.
As rações são mais indicadas aos cães, pois tem todos nutrientes adequadas; sem duvidas é melhor pois é produzida de acordo com as necessidades do organismo dos animais. Portanto ela é mais completa em relação a vitaminas e minerais que os cães precisam. Quanto a comida caseira não é indicada pois contém  excesso de substâncias que não são digeríveis e danosas para o cão.
“A gastrite é um processo inflamatório que pode estar relacionado a uma série de causas e que, se não tratado adequadamente, pode desencadear algo pior.”
Fique de olho pois alguns sinais podem ajudar você a perceber se seu cachorro está com gastrite, ajudando você tomar atitude apropriada ao seu cão, à  tempo de evitar uma situação mais grave como a úlcera.
Cães vegetarianos – Quando um cachorro investe sobre uma planta da casa, por exemplo, pode estar querendo mais do que fazer uma simples boquinha. “Esta é uma forma instintiva de comer algo para proteger a mucosa gástrica”. Mas nem todo cão que aprecia o verde tem problema no estômago. Ele pode mesmo ser fã do prato, já que cachorros não são estritamente carnívoros.
Comportamento do animal: Cachorros amuados, ou com distúrbio alimentar são suspeitos. “É muito frequente o animal com problema gástrico ter distúrbio alimentar. Ou ele não come ou come e depois vomita. Ou ainda  passa a querer coisas que não costumava consumir, mesmo não sendo alimentos”. Problemas digestivos, como diarréia, fezes escuras e com sangue também podem indicar avaria no estômago.
Enfim, tratar seu cão como gente pode provocar gastrite nele. Portanto fique atento, até porque se não devemos “humanizar” o animal, não podemos repetir com ele os erros que cometemos.

A HISTORIA DE UM CÃO. VALE APENA REFLETIR!

Apelo de um cão
A cada dia muitos  cães são abandonados. Passam frio, fome, e dor! Os cães sofrem em silêncio pela maldade de seres humanos e não entendem. Postei esse video para conscientizar as pessoas que:“ Nenhum homem pode ser condenado por ter um cão. Enquanto ele o tiver, este será seu amigo; e quanto mais pobre ficar, melhor amigo terá…”
Se chegar o momento em que você quer definitivamente abandonar seu cão porque você não agüenta mais , ou não tem mais condições porque cresceu muito, faz sujeira, bagunças, entre outros trabalhos gerado pelo animal; PENSE BEM! E se não tiver como, não basta doá-lo. Visite antes um abrigo  e veja as condições em que chegam os animais que foram resgatados e se você está pensando em deixar seu cão em um abrigo,  lembre-se que além de abandonar covardemente seu melhor amigo, você estará tirando as chances de um animal de rua ser resgatado. Não existe lugar onde eles estarão seguros a não ser ao lado de quem os ama. Reflita, assim você não estará sendo covarde de abandoná-lo e contribuir para deixa-los na rua, causando assim o sofrimento de viver sozinhos, e finalmente ser recolhido pela carrocinha para sacrificá-los! Isso é doloroso.
Mais doloroso que sacrificá-los é abandonar, pois com esse final drástico a única culpa será de quem abandonou.
“Diariamente o Serviço de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo tira das ruas cerca de 60 animais entre cães e gatos, menos de 20% consegue abrigo, os demais são sacrificados, mesmo destino dado a animais abandonados em clínicas: não há como alimentar a todos.” Fonte: SOS ANIMAL

domingo, 19 de junho de 2011

PRIMEIROS CUIDADOS COM A VACINAÇÃO DO SEU CÃO

Ao comprar o seu cão, é ideal que o leve ao Médico Veterinário para que se faça uma avaliação geral da sua saúde. Antes de aplicar as vacinas é necessário ter cuidado para que o seu cão não fique em contato com cães com a saúde comprometida. Lembrando que inclusive na clínica veterinária esse cuidado deve existir – mantenha-o no colo e distante dos outros cães.
VACINAÇÃO DE CÃES
60 dias de idadeVacina Octupla – 1ª dose
90 dias de idadeVacina Octupla – 2ª dose
120 dias de idadeVacina Octupla – 3ª dose
1 semana após a 3ª aplicação da OctuplaVacina Anti- Rábica
OBS: A cada ano deve-se fazer o reforço das vacinas Octopla e Anti-rábica.
Ao vacinar o seu cão algumas doenças serão evitadas, como por exemplo:
CINOMOSE: Enfermidade infectocontagiosa aguda, sub-aguda ou crônica; febril, particular da família canina entre os animais domésticos. Somente o cão. Sua transmissão se dá por vias respiratórias e digestivas. Na fase aguda o vírus é eliminado intensamente e em abundância pela secreção ocular, urina e fezes.
Manifestação:
  • 1º. fase – digestiva: em que o animal apresenta vômitos, diarréia, mucosa sanguinolenta, anorexia, temperatura acima de 40ºC.
  • 2º. fase – respiratória: Broncopneumonia intensa, secreções mucosas e senomucosas, que depois passam para purulentas, geralmente por infecções secundárias.
  • 3º. fase – nervosa: Nesta fase aparecem alterações mioclonais ( tic nervoso ), podendo encontrar as três fases ou apenas uma delas. A mais perigosa é a nervosa. Toda vez que suspeitar de cinomose ou leptospirose, a temperatura deverá estar acima de 40 ºC.
HEPATITE: Enfermidade infectocontagiosa aguda, causada por vírus resistente ao éter, álcool, clorofórmio e sensível ao formol e calor. Período de encubação: 4 a 9 dias.
Manifestação:
  • Animais jovens: morte súbita sem nenhum sinal clínico.
  • Primeiro sinal: hipertemia passageira de 24 a 48 horas, temperatura de 40º a 40,5º, caindo logo após; apresenta sede intensa, anorexia, congestão das amígdalas, congestão das mucosas e da faringe, congestão conjuntival (pálpebras vermelhas), congestão da conjutiva nasal e bucal, fotofobia, hemorragias bucais, esquimoses na pele ( pinta ou pontos vermelhos). Principalmente na frente (abdômen) e faces internas da coxa e mucosa peniana, dispinéia (dificuldade respiratória) por edema pulmonar (pulmão cheio de líquidos), animais adotam posição de sentar, para aliviar a pressão.
LEPTOSPIROSE: Doença infecciosa grave que atinge os homens e os animais, sendo causada por uma bactéria a Leptospira sp presente na urina dos ratos e camundongos. A contaminação se da quando o animal, ou o indivíduo entra em contato com água ou lama que contenha a Leptospira. Esta penetra no organismo através de ferimentos na pele ou mesmo na pele integra quando num contato mais prolongado e também pelas mucosas (boca – nariz – olhos – órgãos genitais ).
Manifestação:
  • Vômitos e diarréia as vezes com sangue, urina com sangue, icterícia.
PARAINFLUENZA: Tosse persistente, e as vezes associado a pneumonia. Esta doença é chamada tosse de canis.
PARVOVIROSE: Doença de cães seria e altamente contagiosa, e a infecção se dá pelo Parvovirus Canino que tem um curto período de incubação.
Manifestação:
  • Os sintomas mais comuns são de morte súbita quando tivermos o modo cardíaco, com depressão e disfunções respiratórias. Vômitos, diarréias e desidratações são os sintomas do modo gastroentestinal que tem como sinal principal fezes sanguinolentas.
CORONAVIROSE: Doença viral, com um quadro semelhante à Parvovirose.
RAIVA: Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.
Por que seu cão deve ser vacinado por um médico veterinário?
Porque somente o médico veterinário está capacitado para:
  1. Planejar o programa de vacinação adequado a cada cão;
  2. Realizar um exame clínico completo antes da vacinação;
  3. Não vacinar cães doentes ou debilitados;
  4. Recomendar, quando necessário, um programa de vermifugação adequado;
  5. Utilizar vacinas de boa qualidade e boa procedência, conservadas de modo correto;
  6. Não prescrever ou utilizar medicamentos que possam interferir na vacinação;
  7. Utilizar seringas e agulhas estéreis e boas técnicas de assepsia, evitando contaminações;
  8. Conhecer as vias corretas de aplicação;
  9. Emitir atestados de vacinação com valor legal para viagens ao exterior ou se o gato morder pessoas ou outros animais;
  10. Garantir o bom resultado da vacinação.