vc gosta de animal

segunda-feira, 20 de junho de 2011

de filhotes para cães mais novos:nova vida para cães idosos


Filhotes podem ser uma graça, mas eles crescem rápido. Entre um e dois anos, eles já estão virando adultos. Logo terá um cão idoso para cuidar.
Seu relacionamento com o cão é muito especial. Ao envelhecer, o cão precisa de você mais do que nunca. Aqui vai o nosso guia de como manter seu amigo de quatro patas saudável e feliz durante os anos.
Como pessoas idosas, cães ficam mais lentos com o passar do tempo. Frequentemente fazem menos exercí­cio e começam a engordar. Você pode descobrir que o coração ou rim de seu cão não está funcionando tão bem quanto antes ou que desenvolveu anomalias na pele ou internamente. Visão e audição também podem piorar.
As boas novas são que seu veterinário pode ajudar a lidar com estas condições antes do problema ficar sério demais. Lembre-se de que um cão mais velho precisa de check-ups regulares.
O temperamento geral de seu cão irá mudar com a velhice. Por exemplo, alguns cães ficam mais amistosos quando envelhecem, passando mais tempo com seus donos, enquanto outros ficam mais rabugentos. Se o comportamento de seu cão muda, é uma boa idéia levá-lo ao veterinário para análise pois pode ser sinal de doença ou dor.
Ao envelhecer, seu cão irá mudar de hábitos alimentares. Cães mais idosos digerem sua comida pior e podem até necessitar de mais comida para absorver os nutrientes necessários. Seu senso de olfato e paladar também muda, então a comida pode ficar menos interessante. Eles também podem querer beber mais, então garanta que seu cão tenha bastante água limpa e fresca.
Se o seu cão começar a ganhar ou perder peso pode ser sinal de que está com problemas de saúde, necessitando de tratamento veterinário. Você também pode falar com o veterinário sobre uma dieta especial para manter a saúde de seu cão.
Lembre-se de que cães envelhecem em velocidades diferentes. Se tem um cão grande, ele pode viver até dez anos, mas se tem uma raça pequena, pode viver até vinte anos ou mais.
Você pode ficar na dúvida se vale à pena tratar de um cão idoso. Felizmente a maior parte dos veterinários concorda que idade não importa e que é importante manter seu cão saudável para que possa aproveitar de uma vida longa e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário